Home  >  Blog

Blog Saúde Em Dia

As principais notícias sobre saúde e prevenção

Você sabe o que são doenças de base? Saiba a importância da vacinação nesses casos

Foto de Dra. Isabella Ballalai

Dra. Isabella Ballalai

Diretora Médica da Rede Vaccini, Pediatra e referência nacional em vacinação há 30 anos. Faz parte da diretoria da SBIm, é membro de diversos comitês de imunização de sociedades médicas e órgãos nacionais e internacionais, palestrante internacional sobre imunização e autora de publicações e livros sobre o tema.

Estar em dia com a vacinação indicada para a faixa etária
é importante para todos.

Mas os chamados pacientes especiais
precisam mais do que a vacinação de rotina.


QUEM SÃO ELES?

Pacientes especiais são todos que possuem doença de base e/ou crônica e, por isso, diante de uma infecção, tendem a evoluir de forma grave, estão mais sujeitos à hospitalização prolongada e apresentam maior risco de morte.

 

 


A presença de doenças crônicas aumenta ainda mais o risco de infecções e a importância da vacinação na redução desta mortalidade crescente.


PREVENÇÃO

A vacinação é um investimento na longevidade com qualidade de vida. Ela possibilita reduzir a morbidade (número de portadores) e a mortalidade por doenças infectocontagiosas. Por isso as vacinas são aliadas de quem quer viver mais e melhor.

Indicações e contraindicações

Existem calendários de vacinação e protocolos médicos nacionais e internacionais com recomendações específicas para as condições de saúde que merecem atenção especial e que também podem contraindicar algumas vacinas.

  • Vacinas inativadas – Em geral, podem ser aplicadas.
  • Vacinas vivas atenuadas – Estão contraindicadas, dependendo da presença e do grau de imunossupressão, seja por condição congênita ou adquirida, doença ou uso de medicamento.

A imunização de pacientes especiais requer atualização constante dos profissionais da saúde. As indicações vão depender de uma série de fatores, como o estado clínico, por exemplo, e devem ser feitas pelo médico assistente.

 

 

CUIDADO ADICIONAL

Vacinação dos contatos frequentes

Profissionais da assistência em saúde e outras pessoas que mantêm contato frequente (domiciliar) com portadores de doença de base e/ou crônica, devem estar com a vacinação em dia, independentemente de os pacientes estarem ou não vacinados.

Principais vacinas recomendadas para os contactantes:

  • Gripe (Influenza): para contactantes de portadores de pneumopatias, cardiopatias, hepatopatias graves, doenças metabólicas, renais, imunossupressão, entre outras.
  • Hepatite A e B: para contactantes de hepatopatas.
  • dTpa: para os que convivem com portadores de doenças cardíacas, pulmonares crônicas e imunossupressão em geral.
  • Tríplice viral e varicela: para contactantes de imunodeprimidos.

[icon name=”exclamation-triangle” class=”” unprefixed_class=””] ATENÇÃO!

  • No caso de aparecimento de rash após o uso da vacina da varicela, o vacinado deverá ser afastado do imunodeprimido até que o rash desapareça.
  • A vacina poliomielite oral deve ser substituída pela vacina inativada.

Fonte: Sociedade Brasileira de Imunizações – SBIm

Atendimento aos pacientes com condições especiais de saúde

A Vaccini segue os protocolos da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) para a vacinação de pacientes especiais que, em algumas situações, inclui recomendações que vão além dos protocolos dos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), do Ministério da Saúde (MS).

Nossa equipe médica e de enfermagem está preparada para orientar adequadamente, sempre respeitando a opinião de seu médico.

Centros de Referência para Imunobiológicos especiais (CRIE)

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), por meio dos Crie, oferece vacinação gratuita aos portadores de doenças crônicas e seus contactantes frequentes, desde que seja apresentado laudo médico e que se obedeça às normas do manual específico quanto às vacinas oferecidas pelo MS.


Fontes

Vacinas para grupos especiais (Ministério da Saúde) 

Vacinas para grupos especiais (CDC- EUA)

International Diabetes Federation (IDF)

Vigitel

Serviço Nacional de Saúde – Portugal

Sociedade Brasileira de Imunizações – SBIm


Compartilhe:

Veja mais no nosso blog

Pneumo20

Nova Vacina Pneumo20

A Vacina Pneumocócica 20 Conjugada (VPC20), ou Pneumo20, é a mais nova vacina pneumocócica, com proteção contra 20 sorotipos de Streptococcus pneumoniae (pneumococo). Muito esperada

Doença Pneumocócica

Tudo sobre Doença Pneumocócica

Doença Pneumocócica é nome dado a doenças oriundas de infecções causadas pela bactéria Streptococcus Pneumoniae, também conhecida como pneumococo.  A bactéria pode causar infecções, principalmente

VSR

Tudo sobre VSR

Você já sabe que o VSR – Vírus Sincicial Respiratório – é um dos principais causadores de infecções respiratórias principalmente em bebês e crianças pequenas.

Nova Vacina VSR

Nova Vacina VSR – Abrysvo®

A nova Vacina VSR (Abrysvo®) é destinada à prevenção do Vírus Sincicial Respiratório, que é grande causador de Bronquiolite e outras infecções respiratórias em bebês

HPV

Tudo sobre HPV

O papilomavírus humano – HPV – é um vírus muito comum. Alguns tipos do vírus podem causar verrugas genitais e, além disso, em casos mais

Pesquisar
×