O calendário de Vacinação da Gestante foi elaborado pela Sociedade Brasileira de Imunizações de modo a contemplar as recomendações especiais para a mulher neste período da vida e protegê-la das doenças infecciosas, bem como a seus bebês.

A vacinação possibilita: a prevenção das complicações por doenças infecciosas durante a gravidez; a prevenção de aborto, parto prematuro, malformações no feto ou a morte fetal ou neonatal em decorrência de doenças como rubéola, hepatite A e outras. Além disso, a transferência de anticorpos maternos durante a gestação protege o bebê, durante os primeiros meses de vida, de doenças que podem ser transmitidas pelas pessoas que convivem com ele, que ainda não teve tempo de produzir seus próprios anticorpos, como a coqueluche e a influenza.

Ao engravidar, a mulher deve entrar em contato com seu médico a fim de atualizar sua vacinação. O sistema imunológico da gestante é alterado, deixando a mulher mais suscetível a doenças infecciosas e suas complicações. Além disso, a passagem dos anticorpos maternos pela placenta e pelo Leite Materno é importantíssima fonte de prevenção de doenças durante o primeiro ano de vida.

Conheça outros serviços voltados para a mulher.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

boton aleitamento 120px

Visite aleitamento.com – portal para o universo da amamentação.