Nova Vacina Herpes Zoster: Previna-se!
O Herpes Zoster é causado pela reativação do vírus varicela-zoster (o mesmo da catapora), portanto pode ficar por anos de forma silenciosa no organismo. O vírus é reativado quando há comprometimento da imunidade. Ele entra no sistema nervoso e causa lesões em regiões delimitadas da pele. Pode acontecer com qualquer pessoa que tenha tido catapora, mas o mais comum é aparecerem idosos e pessoas imunodeprimidas
Os grupos de maior risco para a doença
A partir dos 60 anos, todos sofremos um processo natural de envelhecimento do sistema imunológico, chamado imunossenescência saiba mais sobre isso: aqui. Por isso, o herpes zoster é tão comum nessa faixa etária. Só para ilustrar, em maiores de 85 anos, o risco estimado é de 50%. Em suma, quanto mais avançada a idade, maior é a incidência de herpes zoster e maior é o risco de complicações
Pessoas com comprometimento do sistema imune por doença ou por alguns medicamentos também são um grupo de alto risco. Quem é ou está imunodeprimido tem mais chances de contrair infecções sendo assim se torna mais vulnerável ao aparecimento do herpes zoster. Nesse grupo estão pessoas com câncer, com determinadas doenças, com imunodeficiências primárias, que vivem com HIV, que foram submetidas a transplantes de órgãos sólidos ou de células-tronco hematopoiéticas, que fazem uso de medicamentos imunodepressores, entre outras.
Quais são as complicações do herpes zoster?
O quadro mais comum são lesões avermelhadas, com bolhas, no tronco ou em outras regiões da pele, em geral em faixas. As lesões podem ser brandas, discretas ou graves e podem atingir regiões importantes como, por exemplo, a área dos olhos.
Quem é acometido pela doença relata bastante dor no local durante o quadro agudo. Como complicação, essa dor pode durar meses, mesmo depois do desaparecimento das lesões, sendo de difícil controle. Dependendo da intensidade dos sintomas, o quadro pode gerar grande impacto na qualidade de vida e levar à incapacidade física, perda de autonomia e/ou depressão.
Como se prevenir?
O herpes zoster pode ser prevenido através da vacinação e existem hoje duas vacinas Herpes Zoster.
Até o início deste ano, no Brasil, existia apenas uma vacina disponível para a prevenção da doença. A vacina Herpes Zoster atenuada (Zostavax®) era indicada de rotina pela SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) e pela SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia) para maiores de 60 anos, sendo contraindicada para imunodeprimidos.
Desde outubro de 2017, já estava aprovada nos EUA uma nova vacina inativada: a Shingrix₢ (GSK), que agora também está disponível por aqui.
Nova Vacina Herpes Zoster
Nos estudos realizados, a nova vacina demonstrou mais de 90% de eficácia na prevenção do episódio agudo, podendo chegar a 97%, dependendo do grupo. Além disso o estudo mostra uma eficácia ainda maior da vacina para as complicações, como a neuralgia pós-herpética (dor crônica). De acordo com o novo calendário da SBIm, ela se torna a vacina preferencialmente recomendada para a prevenção da herpes zoster, como rotina para adultos a partir de 50 anos, idosos e pessoas imunodeprimidas a partir de 18 anos.
Conheça o esquema de doses e indicação de cada vacina clicando aqui.
Mesmo quem já teve a doença precisa se vacinar?
Sim. A vacina é recomendada mesmo para quem já teve a doença, desde que dentro dos grupos indicados, pois o risco de novo episódio de HZ não modifica, ou seja, é possível ter novo episódio.
Quem tomou a vacina atenuada pode tomar a vacina inativada?
A SBIm recomenda que sim. Desta forma, podem aumentar sua proteção, já que a vacina atenuada tem uma eficácia menor e uma duração de proteção relativamente curta (cerca de 4 anos). As pessoas previamente vacinadas com a vacina atenuada podem receber a nova vacina respeitando um intervalo mínimo de 2 meses (ou 8 semanas).
Onde encontro a nova vacina?
A nova vacina Herpes Zoster (Shingrix) já está disponível em todas as unidades Vaccini e você pode se vacinar indo até uma de nossas unidades ou agendando sua vacinação em domicílio.
Tem alguma outra dúvida? Entra em contato conosco por WhatsApp.
.