Raiva
Protege Contra
A doença raiva em humanos.
Para quem
Todo e qualquer indivíduo em risco de contrair raiva, independentemente da idade, uma vez que é doença de altíssima letalidade e contra a qual não existe tratamento específico. Pode ser feita como profilaxia pré-exposição (recomendada em situações de risco de transmissão permanente) e na profilaxia pós-exposição (vacinação após mordedura ou arranhadura por animais suspeitos de raiva).
Em virtude da evolução fatal da infecção pelo vírus rábico, a profilaxia pós-exposição não apresenta contraindicação. Em caso de vacinação (profilaxia pré-exposição), as contraindicações são as gerais de todas as vacinas.
Contraindicações
Em virtude da evolução fatal da infecção pelo vírus rábico, a profilaxia pós-exposição não apresenta contra-indicação. Em caso de vacinação preventiva (profilaxia pré-exposição), as contra-indicações são as gerais de todas as vacinas.
OBS: Toda vacinação deve ser adiada em caso de quadro febril agudo moderado a grave.
Esquema de doses
Deve ser definido e acompanhado por profissional de saúde capacitado, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde. A dose da vacina para crianças é a mesma do adulto.
Eventos Adversos
Em geral, de intensidade leve e tendem desaparecer espontaneamente em 48 horas. A ocorrência de anafilaxia é rara.
Lembre-se!
Vacinação é um serviço de prescrição médica. Converse com o seu médico antes de se vacinar.