O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é um dos principais agentes etiológicos envolvidos nas infecções respiratórias no primeiro ano de vida, sendo o principal responsável pelas bronquiolites. Muitas destas crianças necessitam de internação hospitalar por dificuldade respiratória aguda. 

Lactentes menores de seis meses de idade, principalmente os prematuros menores que 35 semanas de idade gestacional, e/ou bebês com doença pulmonar crônica e cardiopatias são a população de maior risco para desenvolver doença mais grave.

Não existe tratamento especifico para a infecção pelo VSR, somente medidas de suporte e lactentes com doença grave frequentemente necessitam de internação, oxigenioterapia e ventilação mecânica.

Ainda não existe vacina contra este vírus, apenas imunização passiva por meio da imunoglobulina monoclonal humanizada, chamada Palivizumabe e comercialmente conhecida como Sinagys®. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda este produto para pacientes pediátricos com alto risco de doença por VSR: lactentes prematuros e portadores de doenças pulmonares e cardíacas.

Com exceção das unidades Maringá e Divinópolis, as demais unidades Vaccini oferecem esse serviço.