Orientações Gerais

A vacina que previne ao vírus da gripe já está disponível para sua proteção na Vaccini. Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde, a composição da vacina de 2013 do hemisfério Sul será trivalente, ou seja, eficaz contra três tipos de vírus: o A - H1N1, da Califórnia; o A - H3N2, de Victoria e a influenza B, de Wisconsin.

Lembramos que mesmo quem tomou a vacina em 2012 deve se vacinar novamente, pois a proteção conferida pelas vacinas é temporária. Além do mais, as infecções respiratórias e suas complicações são o principal motivo de consultas médicas em todas as faixas etárias, durante os meses de inverno, e a vacinação é a forma mais eficiente de prevenção da gripe, com eficácia que varia de 60% a 90%, dependendo da idade e situação imunológica.

Doses - Para crianças com menos de 9 anos de idade que nunca tomaram vacina da gripe, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomendam que sejam aplicadas duas doses da vacina trivalente de 2013. Para aquelas que tomaram a vacina em anos anteriores, a dose será única, assim como para adolescentes e adultos.

As únicas contraindicações são para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas que apresentam alergia grave (choque anafilático) após ingestão de ovo de galinha. Doenças febris não constituem contraindicação. A vacina é segura e, por ser feita de vírus inativado, ela não provoca a doença.

Converse com seu médico sobre a vacinação da gripe e previna-se.

Cuide-se bem!