Quais são os sinais e sintomas de gripe?
Os sintomas da gripe incluem febre, tosse, dor de garganta, dores corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. A gripe pode agravar condições médicas subjacentes ou crônicas. Também pode complicar com pneumonia pelo próprio vírus influenza ou por infecção secundária por bactérias, principalmente o pneumococo.
Como a gripe é transmitida?
De pessoa para pessoa através da tosse ou espirro de pessoas contaminadas, e também ao contato com objetos que estejam contaminados pelo vírus e, em seguida, levando as mãos à boca, olhos ou nariz.
Os vírus influenza podem circular durante todo o ano, mas a maioria dos surtos ocorre durante o outono e inverno.
Qual é o período de transmissão?
Pessoas infectadas podem ser capazes de infectar outras pessoas um dia antes desenvolver sintomas e até 7 dias ou mais depois de ficar doente. Isso significa que a pessoa pode ser capaz de transmitir a gripe a alguém antes de saber que está doente.
Qual a diferença entre a  gripe suína (ou H1N1) da gripe sazonal?
Gripe suína foi assim popularmente chamada quando surgiu, em 2009, casos de gripe causados por uma variante genética nova de vírus H1N1, formada a partir da combinação de vírus humano e suíno. Na ocasião, causou muita preocupação, pois havia enorme risco de se repetir uma pandemia com alta letalidade, como ocorreu com a gripe espanhola, por tratar-se de um vírus influenza novo, com comportamento um pouco diferente dos vírus sazonais, atingindo de forma grave pessoas jovens, o que não é normalmente esperado. Este vírus H1N1 continua circulando até hoje e podemos dizer que, atualmente, deve ser encarado como mais um vírus sazonal.
Quanto tempo uma pessoa infectada pode transmitir gripe?
As pessoas com a infecção pelo vírus influenza  devem ser consideradas potencialmente contagiosas desde o início dos sintomas até 7 dias após o aparecimento dos sintomas. As crianças especialmente podem ser potencialmente transmissoras durante períodos mais longos (por 10 dias ou mais do início do quadro).
Que superfícies são mais susceptíveis de serem fontes de contaminação?
Germes podem ser disseminados quando uma pessoa toca algo que está contaminado e, em seguida, tocar os seus olhos, nariz ou boca. Gotículas de tosse ou espirro contaminadas podem mover-se através do ar. Assim, qualquer superfície suscetível a contatos com estas gotículas são um risco: maçanetas, mesas, copos, talheres, etc.
Quanto tempo pode o vírus viver fora do corpo humano?
Sabemos que alguns vírus e bactérias podem viver por 2 horas ou mais em superfícies comuns. Por isso, a frequente lavagem das mãos irá ajudar a reduzir as chances de contaminação a partir destas superfícies.
Existem medicamentos para tratar a gripe?
Sim. Os antivirais oseltamivir e zanamivir são indicados para o tratamento de  infecção pelo vírus influenza, principalmente em pessoas de risco para desenvolvimento de doença grave. Estes antivirais foram desenvolvidos na luta contra o vírus da gripe aviária, tornando a doença mais branda, diminuindo o risco de complicações e com evolução mais rápida. Estes medicamentos antivirais funcionam melhor se o tratamento for precoce, logo após o início do quadro clínico (até 2 dias de sintomas). Estes medicamentos só devem ser tomados com indicação médica.
Como se proteger?
A rede pública de vacinação  disponibiliza todos os anos, gratuitamente, a vacina trivalente (com duas cepas de vírus influeza A e uma cepa B)para os grupos de risco: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes em qualquer fase da gestação, profissionais de saúde, pessoas com doenças crônicas, idosos a partir de 60 anos, população indígena.
Nas clínicas privadas estão disponíveis vacina trivalente e quadrivalente (com duas cepas de vírus influenza A e duas cepas de vírus influenza B)a para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade.
Porque somente estes grupos foram priorizados na vacinação do governo?
Pelo fato de não ser possível a aquisição de número suficiente de vacinas para imunizar toda a população. Desta forma, o Ministério da Saúde selecionou aqueles indivíduos de maior risco de apresentar complicações e formas graves de gripe.
Por que é importante vacinar-se contra a gripe?
Porque é uma doença que pode evoluir de maneira grave e até mesmo fatal, embora a maioria dos casos felizmente seja leve. As pessoas com maior chance estatística para a gravidade fazem parte dos grupos de risco que podem tomar vacina gratuitamente no sistema público, mas qualquer pessoa pode desenvolver quadros graves e complicações.
Além de vacina, quais as outras medidas de proteção?
  • Cubra o nariz e a boca com um lenço de papel quando tossir ou espirrar. Jogue o lenço no lixo depois de usá-lo. Em seguida, lave as mãos. Aja desta forma sempre que tossir ou espirrar.
  • Lave as mãos frequentemente com sabão e água, especialmente depois de tossir ou espirrar. Solução a base de álcool são igualmente eficazes.
  • Evite tocar os olhos, nariz ou boca.
  • Tente evitar o contacto próximo com pessoas doentes.
  • Se você ficar doente com sintomas gripais, a OMS e o CDC recomendam limitar o contacto com outras pessoas, tanto quanto possível. Não ir ao trabalho ou escola, se estiver se sentindo muito mal.