Conheça a Vacina contra o HPV

Existem duas vacinas de alta eficácia na prevenção da infecção pelo HPV. Elas oferecem taxa de soroconversão (capacidade de gerar produção de anticorpos e proteção) que chega a 99%.

Atualmente, estão registradas no Brasil duas vacinas contra o HPV. A produzida pelo laboratório MSD previne as infecções pelos tipos 6, 11, 16 e 18 de HPV e é capaz de evitar 70% dos casos de câncer de colo de útero e 90% das verrugas genitais. A produzida pelo laboratório GSK previne contra os tipos 16 e 18 e apresentam proteção cruzada também contra o tipo  45, ampliando a proteção contra o câncer de colo de útero.
É importante saber, também, que as vacinas não têm ação de tratamento, mas de prevenção. E elas não previnem todas as infecções pelo HPV e nem outras doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, o programa de vacinação contra o HPV não elimina a necessidade da realização anual do exame preventivo, o Papanicolau, nem dispensa o uso de preservativo durante a relação sexual.

Esquema de doses: as duas vacinas tem esquemas de 3 doses.
Esquema vacina da MSD: a segunda 2 meses após a primeira dose e a terceira 4 meses após a segunda.
Esquema vacina da GSK: a segunda 1 mês após a primeira dose e a terceira 5 meses após a segunda.

Ambas podem ser administradas concomitantemente com outras vacinas do calendário da mulher, desde que em regiões anatômicas diferentes,.

Reações adversas esperadas: as vacinas contra o HPV são seguras e podem causar reações locais, como dor, edema e vermelhidão.

Contraindicações:
gotinhaGestação;
gotinhaAlergia a componentes da vacina.

As vacinas NÃO estão contraindicadas para:
gotinhaMulheres que estejam amamentando;
gotinhaMulheres imunodeprimidas.
Mulheres previamente infectadas
Antes de se vacinar,  consulte seu médico.

Consultora:

Dra. Isabella Ballalai (CRM: 5248039-5)
Diretora Médica da Vaccini – Clínica de Vacinação

A Vaccini - Clínica de vacinação está presente nos estados Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Pará, Paraná, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo. Oferece planos de vacinação para empresas e escolas, convênios, atendimento em domicílio, na maternidade e serviços 24 horas e ainda um centro de medicina do viajante - CBMEVI para dar total apoio a quem vai viajar para dentro ou fora do Brasil e para os agentes de viagens.